Risco cirúrgico

05/05/2024

Uma consulta muito comum na cardiologia é a de risco cirúrgico. Ela consiste em uma avaliação pré-operatória, que tem como objetivo o de estimar o risco cardiovascular nas fases pré, intra e no pós-operatório tanto do paciente quanto do procedimento a ser realizado.

Durante a consulta o paciente será avaliado, através da anamnese, sobre o seu histórico médico clínico e cirúrgico pregressos, assim como pela avaliação física com o objetivo de detectar condições que possam interferir tanto no procedimento quanto no plano anestésico. Exames complementares (como eletrocardiograma, exames laboratoriais, raio x, etc) terão suas solicitações avaliadas de acordo com o paciente e com o procedimento a ser realizado.

Além disso, o médico irá orientar o paciente e a equipe de cirurgia e anestesia nas fases de pré e pós-operatório imediatos em relação a possíveis suspensões e retorno de medicações, e cuidados necessários.

Esse é um momento muito importante para evitar complicações tanto antes, durante e depois do procedimento. A avaliação por um médico clínico e/ou cardiologista ajuda na detecção de problemas que podem ser controlados para a realização de uma cirurgia com segurança e uma boa recuperação.

Se você vai realizar algum procedimento, procure um médico de confiança para ser avaliado. Em caso de dúvidas estou aqui para te ajudar.

Onde estamos localizados?